segunda-feira, 11 de dezembro de 2017

É HORA DA PRESSÃO!!!

É hora da pressão!!!
Precisamos que todos os educadores que estão na RET façam uma pressão na comissão da Educação, SEMAD e na Procuradoria.

Só temos esta semana (12 e 13) para que o PL seja votado. Nosso PL está na SEMAD e vai para a Procuradoria hoje ou amanhã. Em teoria, após a Procuradoria ele vai para a Câmara!

No entanto, se a gente não ligar e mandar email, o PL não será votado nesta semana e só vai ser votado em Fevereiro!!!!

Então vamos ligar e mandar e-mail!!!

PROCURADORIA:
Procurador Carlos: 2665-2630
E-mail: pgm@queimados.rj.gov.br

SEMED: Secretário Lenine
3698-6680
E-mail: gabinete.semed@queimados.rj.gov.br

SEMAD: Secretário Getúlio
2665-2206
E-mail: semad@queimados.rj.gov.br

VEREADOR TUNINHO:
https://www.facebook.com/tuninhoviraviro/
ZAP do Mandato: 99312-6897

VICE PREFEITO MACHADO:
https://www.facebook.com/machadolazIII

SECRETARIA DE GOVERNO: Secretário Max Lemos
Max Lemos: https://www.facebook.com/MaxRLemos/
Tel/Fax.: (21) 3770-3874
E-mail: segov@queimados.rj.gov.br

GABINETE DO PREFEITO - GAP
(21) 3770-3874
E-mail: chefiadegabinete@queimados.rj.gov.br

Queremos a nossa RET votada nesta semana, senão dia 13 a educação vai bater na porta da câmara!!


TEXTO PADRÃO PARA ENVIAR!!!
Copiar, colar e enviar!!

Olá sou educador(a) da rede, faço e RET e não aguento mais este descaso, o nosso PL precisa ser votado nesta semana! Estamos desde julho pedindo o cumprimento da LEI 959/09, peço que o PL seja encaminhado e votado nas sessões desta semana. Nosso PL não pode ser votado em Fevereiro, se isso ocorrer a educação não esquecerá deste descaso!

segunda-feira, 4 de dezembro de 2017

Nota de Repúdio às declarações do secretário César Benjamin

O Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação e a Secretaria Estadual de Combate a Discriminação Racial do Sepe-RJ vêm a público emitir uma nota de repúdio tendo em vista as declarações de cunho racistas do atual secretário de educação do município do Rio de Janeiro, César Benjamin.
 
No dia 20 de novembro comemoramos a Consciência Negra e buscamos refletir sobre o racismo que ainda perpetua no Brasil, consequentemente, formas de eliminação deste para que tenhamos uma sociedade igualitária entre brancos e negros, livre de toda forma de opressão, o senhor Benjamin, declara que o Brasil exportou a racialização, ignorando que a cor da pele subsiste como valor de distinção, discriminação e preconceitos no Brasil, oriundo de uma sociedade que durante mais de 300 anos conviveu com a escravidão. 
 
Os negros e negras ainda não garantiram sua integração à sociedade brasileira, pois após a abolição o povo negro não recebeu terras ou nenhum outro tipo de indenização pelos séculos de trabalho escravo. Todo esse processo de fim da escravidão no Brasil é entendido pelo conjunto do movimento negro como uma abolição inacabada.
 
O senhor César no seu comentário, reforça o mito da “democracia racial” porque a racialização é uma realidade e para revertê-la, é necessário que a sociedade e o poder público reconheçam que o fator racial é um marcador social da diferença. Até a Organização das Nações Unidas reconhece como gravíssimo o problema racial no Brasil.
 
O senhor César Benjamin destilando ódio gratuito com argumentos falsos e infundados, também conota total desconhecimento histórico e social quando afirma que “os negros são minoria nas prisões” brasileiras. É paradoxal a atitude de um administrador público, ao tentar maquiar ou esconder a fragilidade dos governos em encontrar soluções para o Racismo Institucional vivido pelos presos, maioria de homens negros que têm que conviver em celas superlotadas onde muitos, sequer passaram por julgamento.
 
Sob a égide da impunidade, o secretário de educação do Rio segue na contramão de políticas raciais afirmativas para uma sociedade em que a população negra soma 53%. Não é a primeira vez que o senhor Benjamin faz esse tipo de declaração. Em junho de 2002 para a Revista “Caros Amigos” ele declara que não consegue enxergar a fronteira entre brancos e negros no Brasil, além de se colocar contrário às cotas nas universidades públicas.
 
Se o atual secretário não enxerga o racismo, poderá compreender que urge a necessidade de produção de Políticas Educacionais valorizando a educação antirracista, fazendo cumprir as Leis 10.639/03 (história da cultura afro-brasileira) e 11.645/08 (história da cultura indígena)? Será que o secretário de educação não percebeu que a maioria dos alunos matriculados na rede municipal é negra? Nós educadores fazemos no dia da consciência negra vários debates sobre a importância da história do negro no Brasil, o que o secretário esta afirmando é que para ele esses debates são inúteis? É um absurdo total e um desrespeito aos profissionais da educação que tentam mudar no dia a dia do chão da escola, esta realidade perversa do racismo. 
 
O Senhor Benjamin não reconhece o processo histórico que produziu a desigualdade entre brancos e negros no Brasil quando age contrário às politicas educacionais necessárias para os segmentos historicamente discriminados como também apresenta-se contrário aos objetivos reais de eliminação do padrão perverso da desigualdade mantida pelo racismo. Acreditamos que um secretário de educação pública deve estar à altura para construir políticas que superem e não que reforcem o racismo.
 
Coletivo de Combate ao racismo do Sepe RJ.

quinta-feira, 16 de novembro de 2017

SEPE QUEIMADOS INFORMA!

A procuradoria negou o PL da SEMED sobre a RET!!!
Soubemos (14/06) que após duas semanas na procuradoria, o procurador Carlos Eduardo Afonso de Lima negou o PL que autorizava o pagamento da nossa RET, ele não concordou com os termos utilizados pela SEMED.

A direção do Sepe Queimados esteve despachando na SEMED e na Procuradoria, e graças a isso o processo do PL obteve uma resposta, senão ele ainda estariam sendo apreciado pelo procurador.

A SEMED se comprometeu em protocolar um novo PL com os argumentos pedidos pelo Procurador, apesar disto não há garantias de pagamento na folha de novembro.

Nós do Sepe avaliamos que é praticamente impossível que o pagamento da RET sai ainda este ano!! E por isso iremos convocar a categoria para semana que vem denunciar a quebra do acordo da prefeitura com a educação!!!

Lembrem da rede estadual que só garantiu o seu salário com a luta de 2016! Precisamos garantir a RET e o 13° (há boatos de não pagamento) com a educação na rua!

Aguardem novas informações!
O Sepe somos nós, nossa força e nossa voz!
#NUCLEOQUEIMADOS

quarta-feira, 4 de outubro de 2017

CADE A RET?!


ATO - Cadê a RET!?!?! SEXTA 06 NO GABINETE DO PREFEITO
https://youtu.be/wKpaY9QSRko

Os educadores de Queimados e o seu sindicato, o SEPE - Queimados , perguntam:
Cadê o dinheiro da RET prefeito Carlos Vilela!??!?!?!

Os mais de 150 descontados querem a devolução dos descontos e a equiparação do pagamento da RET, segundo que está em lei ela é DOBRA e não HORA EXTRA!!!

Por isso o SEPE convida todos os descontados e os demais educadores a estarem as 12h de sexta na porta do Gabinete do Prefeito de Queimados para saber quando teremos a nossa devolução e equiparação!!!

Quem precisar do REQUERIMENTO
Baixe, preencha e leve na SEMAD
REQUERIMENTO ADMINISTRATIVO (PDF)
https://goo.gl/ExwQQ3

PROTOCOLAÇO 2

 



A RET É NOSSA!




terça-feira, 26 de setembro de 2017

PROTOCOLAÇO

Protocolaço - queremos nosso dinheiro!!

Convocamos todos os descontados e apoiadores para juntos realizarmos um grande protocolaço na Semad, de 11h às 14h.

Tragam cópia do seu RG e do contracheque com desconto.

Daremos entrada no pedido de devolução dos descontos. Esta será nossa primeira ação de rua pelo nosso salário!!

Só a luta muda a vida.

quarta-feira, 20 de setembro de 2017

URGENTE QUEIMADOS

Tivemos ontem uma reunião com o Procurador Geral do município de Queimados, e infelizmente a reunião não teve um saldo positivo. A posição da Procuradoria é a mesma da SEMAD, ou seja, ratificam os descontos do recesso e dos outros menores que ocorreram no primeiro semestre.

A posição do Sindicato e do nosso corpo jurídico é o oposto!! Por isso na semana que vem estaremos convocando os profissionais lesados e todos os demais educadores e ativistas que se solidarizarem para juntos iniciarmos a nossa luta!! Na semana que vem divulgaremos mais detalhes.

#NucleoQueimados
#SoALutaMudaAVida

terça-feira, 12 de setembro de 2017

INFORMAÇÃO IMPORTANTE

CANCELADA

Conforme o Capítulo III, das Normais Regimentais do XV Consepe tivemos que CANCELAR as Assembleias marcadas pra QUARTA-FEIRA (13/09).

segunda-feira, 11 de setembro de 2017

URGENTE!

#Levantamento

ATENÇÃO REDE MUNICIPAL
O Sepe esta levantando os descontos indevidos que na RET no ano de 2017.
Mande sua matrícula, nome, escolas e dias e valores descontados indevidamente (anexe uma copia do(s) contra-cheque(s)).

Os dias descontados indevidamente são aqueles com falta justificada, recesso, feriados e etc.

Mandem estas informações para sepequeimados@gmail.com

sábado, 9 de setembro de 2017

Assembleia Congressual - Aposentados e Fora de Rede

Assembleia para eleição de delegados para o XV Congresso do SEPE.
Faremos 2 assembleias dia 13/09 QUARTA-FEIRA

As 18h - Assembleia dos Aposentados

As 19h - Assembleia dos Fora da Rede

Onde? Na nossa sede em Queimados.
Rua Manuel Augusto Muguet, nº 280 - Sala 101 - Em cima da antiga Farmácia Popular

Duvidas?
Tel.: 2665-2057 - sepequeimados@gmail.com

sepequeimados.blogspot.com
facebook.com/sepequeimados

terça-feira, 29 de agosto de 2017

BOLETIM DA REDE ESTADUAL GREVE 30/08

Leia o boletim da rede estadual convocando para a greve de 24 horas 30 de agosto, Dia Estadual de Lutas do servidor - com assembleia da rede na ABI, às 13h.

LEIA E COMPARTILHE O BOLETIM

quarta-feira, 23 de agosto de 2017

Greve de 24h e Assembleia Rede Estadual

30 de Agosto (quarta) Assembleia da Rede Estadual - 13h local a confirmar.

Greve de 24h do funcionalismo público estadual.

quinta-feira, 10 de agosto de 2017

XV CONSEPE: TERMINA HOJE (DIA 10/8) O PRAZO PARA ENTREGA DAS TESES

Nos dias 28 a 30 de setembro, ocorrerá o 15º Congresso do Sepe, no Clube Municipal (Tijuca).

Apenas os profissionais de educação filiados ao Sepe poderão participar.


O Sepe informa que o prazo para a entega de teses para o XV CONSEPE terminam hoje, impreterivelmente, às 20h. As teses (Gerais e Específicas) ao XV Congresso do Sepe poderão ser entregues, em CD Room ou enviados pelo e-mail 15consepe2017@gmail.com, à Comissão Organizadora até às 20 horas desta quinta-feira, dia 10/08/2017, conforme as determinações abaixo, constante nas Normas Regimentais: Capítulo IV - Das Teses.

terça-feira, 1 de agosto de 2017

Ensino de música em toda rede municipal de Queimados!

A Lei nº 11.769, de 18 de Agosto de 2008, trata da obrigatoriedade do ensino da música na educação básica.

- Você tem aula de música na sua escola?
- Não!
- Então...

Queremos o ensino de música em toda rede municipal de Queimados!


Facebook
https://www.facebook.com/sepequeimados/

quinta-feira, 20 de julho de 2017

Solidariedade continua com a campanha de distribuição de cestas básicas

Solidariedade continua: Núcleo Queimados continua campanha de distribuição de cestas básicas para os servidores estaduais APOSENTADOS com salários atrasados.

Envie por email (sepequeimados@gmail.com) NOME, MATRÍCULA e CONTRA-CHEQUE ANEXADO ou compareça em nossa sede na Rua Manuel Augusto Muguet, 280 - Sala 101 - Queimados, Telefone: (21) 2665-2057, com esses dados em mãos.

sexta-feira, 7 de julho de 2017

Oficio 29/2017 - Abono das paralisações

Protocolamos hoje mais um dentre tantos outros dos nossos ofícios (OFÍCIO Nº 29/2017) na SEMED solicitando o ABONO FUNCIONAL sobre as paralisações da Rede Municipal.

#SepeQueimados
#AbonaSEMED

quarta-feira, 5 de julho de 2017

sexta-feira, 30 de junho de 2017

GREVE GERAL: ATO UNIFICADO SERÁ NA CANDELÁRIA

O Sepe informa aos profissionais das redes estadual e municipais que participarão da Greve Geral contra as reformas do governo Temer que o ato unificado das centrais sindicais e demais entidades envolvidas no movimento será realizado na Candelária, com concentração a partir das 17h.

quinta-feira, 29 de junho de 2017

Com pressão da categoria, secretário estadual de educação afirma que irá rever “alguns pontos” da CI 33

Foi realizada nessa quarta (28) audiência pública na Comissão de Educação da Alerj com o secretário estadual de Educação, Wagner Victer. A audiência foi convocada para discutir a mobilidade de professores excedentes por causa do fechamento de turmas, turnos e escolas, que vem causando uma grave crise na rede pública estadual.

Foram mais de cinco horas de audiência, com o secretário sendo duramente arguido pela direção do Sepe e categoria principalmente a respeito da Circular Interna nº 33 da Seeduc, que oficializou, de modo ilegal, a mobilidade e perda de origem dos professores – com isso, o sindicato e a categoria reivindicam a extinção da CI 33.

Victer, por sua vez, afirmou que vai rever “alguns pontos” da CI 33, mas não especificou que pontos; ele disse que irá publicar essa decisão em Diário Oficial.

Já o representante da Seeduc responsável pela Inspeção Escolar e Certificação afirmou, na audiência pública na Alerj, que a habilitação em outra disciplina que não seja a que o professor ingressou no concurso só poderá ocorrer com a anuência do próprio docente, seja ele docente I ou II.

Eis as orientações do Sepe a respeito da CI 33:

1) A categoria deve aguardar a publicação em DO da revisão da CI 33 para sabermos exatamente o que será mudado;

2) Em relação àqueles que já receberam o memorando para se apresentarem à Metro, o sindicato orienta para que não se apresentem e continuem trabalhando nas suas escolas.

O Ministério Público do estado informou que irá realizar uma audiência pública sobre a rede estadual (mobilidade) no dia 06 de julho, às 15h, na Pç Antenor Fagundes, 2º conjunto, sala 1.

Em relação aos professores de Artes e Espanhol, a Comissão de Educação da Alerj informou que fará uma audiência pública em agosto sobre a situação da carga horária dessas disciplinas, que foram reduzidas, ainda sem data marcada.

Estavam presentes na audiência pública a Defensoria Pública do Estado, o Ministério Público estadual, a direção do Sepe, profissionais de educação e estudantes.

O professor que tiver qualquer dúvida ou se sentir ameaçado por parte das direções de escolas ou Metros deve procurar o Sepe (fone: 2195-0450).

quarta-feira, 28 de junho de 2017

Greve Geral do dia 30

A Direção do SEPE Queimados convoca a categoria a participar da Greve Geral contra as reformas de Temer. Estamos vivendo um momento muito importante para os trabalhadores e precisamos juntos garantir os nossos direitos e tirar este governo de Temer que está ilegitimamente promovendo reformas contra os trabalhadores.

Respaldando a categoria, oficializamos a SEMED do nosso movimento e reforçamos o pedido de audiência com o secretário e prefeito da cidade.

Só a luta muda a vida.

Siga nossa página no Facebook
https://www.facebook.com/sepequeimados/

Estamos de olho!

Recebemos uma denúncia de que uma escola da Rede Municipal esta oferecendo em um único turno o grupo de estudo da escola, e esta ameaçando os educadores que não forem de desconto, inclusive os que não não são do dia e do turno. Tal escola não oferece um horário alternativo para os educadores.

Não há lógica que explique está medida!! A não ser um ataque à Greve Geral do dia 30!!

Queimados vem fazendo paralisações fortes nos dias de mobilização nacional e a Semed vem tentando desmontar essa movimentação dos Educadores!!!

Juntos vamos combates estas arbitariedades e lutar contra as reformas de Temer!

Mandem no privado ou liguem para o SEPE Queimados com o nome das escolas que estão agindo assim.

terça-feira, 27 de junho de 2017

quarta-feira, 21 de junho de 2017

Somos todos Sepe Caxias: Sindicato convoca profissionais para defender a instituição dos ataques do governo Washington Reis

O Sepe Caxias convoca todos os profissionais de educação para a luta em defesa do sindicato, que está sob ataques constantes do prefeito Washington Reis, que suspendeu o repasse da contribuição voluntária dois filiados ao Sepe em retaliação contra a mobilização e greve da categoria. Em plena data-base garantida por lei, os profissionais e demais servidores municipais de Caxias, em vez da negociação, tiveram mais uma prova da falta de democracia e do arbítrio do atual governo.

O Sepe já entrou na Justiça para reverter a suspensão do repasse. Mas o sindicato lembra à categoria que só a mobilização maciça, com assembleias lotadas e atividades de massa na rua poderão fazer o prefeito recuar da sua posição autoritária, negociar e liberar o repasse dos filiados.

Como forma de amenizar os efeitos do corte dos repasses, a assembleia dos profissionais de educação de Caxias aprovou que a categoria faça o depósito da sua contribuição sindical por transferência eletrônica ou boleto bancário do desconto de 1% do vencimento em favor do Sepe:

Banco Itau S/A (número do banco  341)
Agencia: 6079
Conta corrente: 02049-8

CNPJ: 28708576/0001-27
Em nome de Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação

http://seperj.org.br/ver_noticia.php?cod_noticia=13561

Animação cultural consegue reabrir negociações com o governo e ALERJ

Os animadores culturais estaduais tiveram uma grande vitória hoje na Alerj: a reabertura da negociação com o governo, com o objetivo de regulartizar a situação desses profissionais, que sequer têm direito a uma aposentadoria, apesar de terem sido descontados em seus salários pelo Rio Previdência desde a sua entrada no serviço público.

Essa reabertura das negociações foi iniciada com a realização de uma audiência pública na Alerj, dia 24 de maio; hoje, uma comissão do Sepe foi recebida, inicialmente, pelo deputado Gilberto Palmares (PT), que levou os animadores a uma reunião com o líder do governo na Alerj, deputado André Albertassi.

Na reunão com Albertassi, ficou acordada uma audiência, no 27 de junho, às 17h, com a liderança do governo, representante do Rio Previdência, representante do governo e representante da Procuradoria da Alerj.















O SEPE/RJ e demais entidades convocam a Plenária para organizar a GREVE GERAL do dia 30 de junho.

Dia 21/06/17 QUARTA-FEIRA às 18h

Local: auditório do SEPE/RJ

Rua Evaristo da Veiga, 55 - 7º andar

Evento no Facebook: https://www.facebook.com/events/103637613555483/

terça-feira, 20 de junho de 2017

Sepe denuncia que Estado junta turmas para suprir a falta de professores

Medida prejudica os estudantes. Secretaria de Educação diz que medida é para otimizar espaços

Rio - A decisão do governo estadual de encerrar turmas do Ensino Médio em pelo menos nove colégios da capital pegou de surpresa estudantes que deram de cara com as portas trancadas ao chegar para assistir as aulas ontem.
Segundo o Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação (Sepe), a justificativa da Secretaria de Estado de Educação é a “otimização de espaços”, mas é uma “medida errada para enfrentar a falta de professores”. Em alguns casos, os alunos ficaram sabendo do cancelamento de suas matrículas ao tentar recarregar o RioCard nas máquinas instaladas nos colégios. 
“O governo está enxugando tudo. Em vez de contratar professor para suprir a carência, pega os que já existem e junta as turmas. Com isso, fica sobrando professor na escola e ele é obrigado a ser remanejado para outras unidades, se não tiver como ser alocado. Aí o professor é obrigado a trabalhar em duas ou três escolas, gastar mais de passagem”, disse o diretor do Sepe, Alex Trentino.


No Colégio Estadual Souza Aguiar, na Lapa, estudantes deram de cara com a sala vazia. Três turmas da noite foram fechadas e ontem foi dia de reunião para discutirMaíra Coelho / Agência O Dia

A decisão foi comunicada aos funcionários das unidades segunda-feira. No Colégio Estadual Souza Aguiar, na Lapa, onde três turmas do turno da noite foram encerradas, os professores fizeram uma reunião ontem para definir o futuro dos estudantes.
“Tudo isso foi decidido pela Secretaria de Educação da noite para o dia, sem consulta aos professores ou aviso prévio aos alunos. Grande parte dos alunos do turno da noite trabalha de dia para ajudar os pais. Essa mudança no calendário pode provocar uma grande evasão escolar”, alertou o professor de História Rafael Mendes, de 26 anos. 
J., de 16 anos, que cursa o 1° ano do Ensino Médio no turno da manhã, lamentou o fim das turmas noturnas e demonstrou preocupação com uma possível superlotação das salas de aula. Segundo ele, faltam professores de Fisica e Filosofia no 2º e 3º anos. 


Estudantes contaram que foram surpreendidos com bloqueio do cartão RioCard no ônibus. Secretaria nega que o benefício tenha sido cortadoMaíra Coelho / Agência O Dia

Foram fechadas turmas também nos colégios Júlia Kubistchek e Caic Tiradentes, no Centro; Amaro Cavalcante, no Largo do Machado; Olavo Bilac, em São Cristóvão; André Maurois, no Leblon, e Inácio Azevedo do Amaral, no Jardim Botânico. Alex estima que 700 alunos sejam afetados nessas unidades.
Um professor, que pediu para não ter a identidade revelada, disse que o Colégio Estadual Professor Daltro Santos, em Bangu, também teve o turno da noite extinto no ano passado e os alunos foram transferidos para outra unidade do bairro, o Colégio Estadual Bangu. Ainda segundo o profissional, a mudança, desta vez, deve afetar alunos do Colégio Bangu.
Enquanto faltam professores de ensino regular, escola oferece até Coreano Ainda segundo ele, “com a fusão, estão sendo formadas turmas com mais de 60 alunos em salas com iluminação deficiente e sem climatização”. “O governo desconsidera que mesmo em locais geograficamente próximos, alunos de um determinado quarteirão não podem frequentar escolas localizadas a um quilômetro de distância, pois quadrilhas rivais do tráfico os ameaçam”, alertou.
Procurada, a Secretaria de Educação (Seeduc) esclareceu que não há fechamento de turma e sim “otimização”, já que nestas unidades havia turmas com 10 ou 20 alunos, quando o número estipulado é de 35 por turma.
“A Seeduc tem acompanhado a frequência dos alunos e realizado a enturmação dos estudantes em suas turmas por série e turno. Algumas turmas dos colégios citados que contavam com menos de 20 alunos da mesma série e mesmo turno foram otimizadas, sem exceder a capacidade física da sala e sem transferência de unidade ou turno”.
Com relação ao RioCard, informou que “todos os estudantes permanecem ativos no sistema, não havendo qualquer cancelamento ou impedimento para uso do RioCard”. Ainda na nota, a Secretaria de Educação destaca que “está concluindo a alocação de docentes no quadro de horários após esse replanejamento e reestruturação da rede estadual de ensino, aproveitando professores excedentes em determinadas unidades para suprir eventuais carências. Informa, ainda, que funcionários do Colégio Estadual Souza Aguiar controlam a entrada e saída de alunos. 
Enquanto alunos desta unidade reclamam que estão sem professores de disciplinas regulares, 25 estudantes do Colégio Estadual Olga Benário Prestes, em Bonsucesso, começaram a aprender o idioma coreano esta semana.
Dão duas aulas por semana, às terças e quintas, no turno da manhã, utilizando material didático específico. Não são os únicos na rede estadual a ter aulas de línguas pouco conhecidas e praticadas no país. Cinco escolas chamadas de “interculturais” ofertam línguas estrangeiras como Mandarim e Turco, além de outras línguas mais tradicionais, como Inglês, Francês e Espanhol. 
Em maio, o Colégio Professor Mendes de Moraes, na Ilha do Governador, abriu turmas para o ensino do Árabe. Até o fim deste ano, mais três cursos de idiomas serão ofertados em escolas públicas estaduais. O Colégio Monteiro de Carvalho, em Santa Teresa, abrirá turmas para o ensino de Italiano, e no Colégio Professora Maria de Lourdes de Oliveira Tia Lavor, na Ilha, será ensinado o Japonês. Aulas de Alemão estão em planejamento. Serão ofertadas 40 vagas em duas turmas, com aulas duas vezes por semana.
Fonte: http://odia.ig.com.br/rio-de-janeiro/2017-06-15/sepe-denuncia-que-estado-junta-turmas-para-suprir-a-falta-de-professores.html

A grande derrocada do IDEB no Município de Queimados

Para entendermos os fatores que levaram o município de Queimados a decair para 9° posição no ranking da baixada fluminense, é necessário ent...